�rea Cient�fica: Informática Industrial
Desenvolvimento de um sistema de visão para o controlo de qualidade de injecção de peças de automóvel
Publicada a 2010-10-21
Aluno: Mário João Gomes Campos      N�mero: 27394       Email: mario_campos@portugalmail.pt
Data in�cio: 02/11/2006      Data Conclus�o: 20/11/2008 

Orientador(es):
Nome: Manuel João Ferreira      Email: mjf@dei.uminho.pt   

Arguente(s):
Nome: Antonio Cunha       Email: acunha@utad.pt 
Data da defesa: 20/11/2008      
vers�o electr�nica

Descri��o:

A presente dissertação expõe o trabalho desenvolvido na detecção de defeitos num

componente metálico utilizado na indústria automóvel. Pretendia-se que a detecção

fosse efectuada recorrendo a visão artificial, para tal efeito foi desenvolvido um sistema

laboratorial de aquisição, assim como os algoritmos necessários à inspecção de cada

defeito recorrendo a técnicas de processamento e análise de imagem.

A reflexão especular do componente metálico constitui um problema cuja solução

implicou a utilização de um sistema de iluminação uniforme. A cor do fundo é um

assunto relevante no sentido da obtenção do melhor contraste entre o componente e a

envolvente. A precisão requerida para um dos defeitos é da ordem da décima de

milímetro, pelo que foi necessário especificar a câmara de modo a obter a resolução

espacial adequada.

Para cada tipo de defeito foram desenvolvidos algoritmos específicos, sendo possível

parametrizar cada um deles. Os defeitos são: análise de um orifício, verificação da

presença de roscas nos pernos e existência de rebarbas. Foram efectuadas duas

abordagens na detecção do primeiro defeito, uma através do rectângulo envolvente e

uma segunda através da transformada de Hough. Experiências posteriores levaram à

combinação dos dois métodos no sentido de se obter uma solução mais precisa e

robusta. A detecção das roscas nos pernos baseia-se na análise do comportamento

periódico nos pernos ao longo de uma linha. O algoritmo de detecção da rebarba tem

como princípio básico a análise da variação da direcção ao longo do contorno externo

do componente. Para que esta abordagem seja possível o componente é dividido em

sectores, havendo um quadrante associado a cada um deles. Existe rebarba quando se

verifica movimento fora do quadrante previsto para o sector em questão.

O trabalho desenvolvido cumpriu os objectivos inicialmente propostos, isto é, cada

defeito é detectado correctamente. Os algoritmos possuem um elevado grau de

flexibilidade, sendo para tal possível ajustar diversos parâmetros associados a cada

algoritmo de detecção.

 

 


Palavras chave:
Inspecção Visual Automática, Máquinas de Visão, Visão por

Copyright © DEI Universidade do Minho - Todos os direitos reservados
Powered byNetmove