�rea Cient�fica: Robótica
Hexapod Locomotion: a Nonlinear Dynamical Systems Approach
Publicada a 2010-10-22
Aluno: Ricardo Daniel Costa Campos      N�mero: 48004       Email: ricardo_campos_vsc@hotmail.com
Data in�cio: 01/10/2009      Data Conclus�o: 27/09/2010 

Orientador(es):
Nome: Cristina Manuela Peixoto dos Santos      Email: cristina@dei.uminho.pt   

Arguente(s):
Nome: Paulo Garrido       Email: paulo.garrido@dei.uminho.pt 
Data da defesa: 27/09/2010      
vers�o electr�nica

Descri��o:

A possibilidade de se locomover consiste num dos requisitos mais básicos de qualquer robô, seja ou não autónomo. Por outro lado, se um robô possuir pernas torna-se mais versátil e flexível na sua locomoção, conseguindo-se deslocar em ambientes não lisos, irregulares. Este tema é alvo de pesquisa internacional mas permanece ainda com diversos desafios e questões por resolver.

Neste projecto foca-se a locomoção de um robô com 6 patas. Este tipo de robôs apresentam diversas características que são apelativas da perspectiva da locomoção. Pretende-se desenvolver o controlador para controlar este sistema. Este sistema de controlo deverá ser capaz de: a) gerar diversos tipos de movimentos; b) adaptar a sua locomoção a propriedades do corpo que variam no tempo (px. equilíbrio); c) evitar obstáculos e atingir alvos; d) ajustar o seu equilíbrio através de sensores como giroscópios.

Para tal, utilizam-se algoritmos de inspiração biológica já validados e implementados em outros controladores robóticos.

Este projecto será desenvolvido no simulador de robótica Webots e posteriormente testado num do robô, recorrendo à programação em C/C++.

Será necessário construir o modelo do robô hexapóde usando VRML.


Objectivos:

De forma a se conseguir este trabalho é necessário atingir os seguintes objectivos:

- construção do modelo do robô no simulador;

- compreender a dinâmica e cinemática do robô;

- integrar o modelo simulado com os sensores necessários;

- implementar os módulos de visão para detecção de alvos e obstáculos;

- pesquisar o tipo de controladores existentes;

- Implementar o modelo matemático de controlo dos seus movimentos;

- integrar os diferentes módulos no robô;

- delinear experiências e cenários de validação dos modelos propostos.

- sugerir alterações à arquitectura de controlo com base nas experiências


Palavras chave:
robótica; locomoção; terrenos irregulares

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