Numa primeira fase pretende-se operacionalizar uma ligação USB entre a aplicação PCVigiliaUSB, correndo num PC/Windows e uma placa electrónica com sensores, um motor de passo e um motor DC com codificador diferencial e fins de curso. Esta placa baseia-se num PIC 18LF4550-I/P. Pretende-se que a placa PIC responda a quaisquer comandos que lhe cheguem quer por RS232 quer por USB, ficando assim completamente versátil e genérica. Pretende-se igualmente que a nova placa possa ser exclusivamente alimentada com uma bateria de 12V, passando a electrónica de instrumentação a funcionar com operacionais Single-Voltage Supply.
Pretende-se alargar o campo de utilização do sistema a contextos onde haja a possibilidade de realizar uma ligação dos postos remotos às centrais de comando por TCP/IP. Espera-se assim conseguir elevados ganhos de desempenho ao nível da largura de banda e, consequentemente, a redução dos tempos de detecção. Esta tarefa exigirá um redesenho de algum software nos remotos (PCVigiliaUSB) e também nas estações centrais (Monitorização).
Sendo possível, procurar-se-á enquadrar este projecto na iniciativa Vigília Open Design, (VOD) que visa abrir à comunidade de utilizadores mas também de potenciais colaboradores toda a informação relevante para a instalação, manutenção, operação e reengenharia/desenvolvimento deste sistema. Esta tarefa traduzir-se-á na interacção directa com o grupo de alunos que promove o VOD e na disponibilização dos conteúdos finais no site do VOD.
Transição de uma ligação série RS232 para o protocolo USB num sistema embebido a ligar a um controlador PC. Redesenho da electrónica de instrumentação analógica e projecto da nova placa PBC, num contexto de Open Design.
Adaptação do sistema de comunicação e controlo à nova electrónica, introduzindo a possibilidade de comunicação por WinSockets TCP/IP;