O interesse no uso de tecnologias de redes de sensores sem fios para monitorização, diagnóstico e controlo no âmbito de diversas aplicações, tais como em ambientes industriais ou hospitalares, tem vindo a crescer nos últimos anos. Este crescimento deve-se aos avanços ocorridos nas áreas da microelectrónica e das tecnologias de sensores e comunicações sem fios. Com a contínua redução de tamanho e custo dos dispositivos prevê-se uma proliferação ainda mais rápida destas redes.
Entre as vantagens que as redes de sensores sem fios possuem relativamente às redes cabladas, advindas da eliminação dos cabos de ligação entre os módulos sensoriais, estão a mobilidade, a flexibilidade e a redução de custos de instalação e manutenção. No entanto, as redes sem fios são mais vulneráveis a erros na comunicação do que as redes cabladas, devido a factores como interferências e propagação multipercurso.
Esta dissertação visa a implementação de modelos de simulação de redes de sensores sem fios e a recolha de resultados que permitam a avaliação do desempenho dessas redes e a comparação entre protocolos propostos por diferentes autores. Entre os protocolos que se deseja modelar, encontra-se o protocolo CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access/Collision Avoidance) especificado pelo standard IEEE 802.15.4.
Esta dissertação consiste no desenvolvimento de modelos de simulação de redes de sensores sem fios, tendo em vista os seguintes objectivos:
Construção de uma ferramenta de simulação que integre os componentes desenvolvidos e elaboração de documentação técnica sobre a ferramenta para referência futura.