Esta proposta de dissertação visa o desenvolvimento de um sistema de monitorização de sinais vitais baseado em dispositivos móveis, como por exemplo PDAs, concebido para ser utilizado primariamente por profissionais de saúde em ambiente hospitalar.
O dispositivo móvel deverá possibilitar, por intermédio de uma ligação à rede local sem fios do hospital, que profissionais de saúde tenham acesso à informação sensorial recolhida dos pacientes, bem como o envio de comandos para aquisição de dados de sensores específicos e a recepção de alertas em caso de detecção de anomalias durante a monitorização dos pacientes. O sistema deverá também incluir um mecanismo de autenticação dos utilizadores.
Esta dissertação está integrada num projecto que visa o desenvolvimento de um sistema de monitorização remota de sinais vitais de pacientes, como por exemplo electrocardiograma (ECG), temperatura e frequência cardíaca, pelo uso de redes de sensores sem fios. As informações recolhidas dos sensores são enviadas através da rede sem fios até um computador central, onde são armazenados numa base de dados.
Algumas das principais funcionalidades pretendidas para o sistema de monitorização e gestão de sinais vitais com recurso a dispositivos móveis são:
O sistema deve incluir também um mecanismo de autenticação dos utilizadores dos dispositivos portáteis que efectue o controlo do acesso aos registos dos pacientes com base nas respectivas permissões.