Neste trabalho pretende-se desenvolver um sistema para medição, sem contacto, da quantidade de azeite existente em várias cubas de azeite num lagar de azeite. Normalmente estas medidas são efectuadas com recurso a sensores de pressão instalados na zona inferior das respectivas cubas. Este processo tem-se revelado eficiente apresentando contudo alguns problemas concretos: a sonda encontra-se em contacto com o produto o que nem sempre é desejável, particularmente, aquando da limpeza das cubas; a remoção da sonda para a limpeza é um processo moroso e delicado; as medidas não são efectuadas remotamente e não existe forma automática de registo regular dos níveis de azeite; o acesso à informação não é acessível via um browser de internet.
Para ultrapassar as desvantagens referidas vai ser desenvolvido um sistema dedicado baseado em sensores de ultrassons de baixo custo e interligados por uma rede CAN. Este sistema deverá estar ligado a uma base de dados com acesso via internet para consulta remota do histórico, assim como permitir fornecer aos utilizadores informação sempre actualizada da quantidade de azeite existente.
O objectivo deste trabalho de mestrado integrado é o desenvolvimento de um sistema dedicado para a medição da quantidade de azeite existente em cubas num lagar. O trabalho foi dividido em duas partes a realizar em duas dissertações. Este projecto é responsável pelas seguintes tarefas: