O estudos relaccionados com fontes de energia renovável ocupam actualmente um lugar de destaque, em virtude da escassez de combustíveis fosseis e de uma cada vez maior preocupação com as questões ambientais.
Os governos , apostam cada vez mais nas energias renováveis como forma de diminuir a emissão de poluentes e reduzir a sua dependência energética, implementando uma conjunto de medidas (de natureza fiscal entre outras) que promovem a sua utilização. Estes incentivos têm feito com que um cada vez maior número de consumidores opte por sistemas de geração local.
Os sistemas de geração recorrem normalmente a geradores de pequena potência localizados perto das cargas. Actualmente , os tipos de geradores mais comuns para utilização doméstica são os paineis fotovoltaicos e os microgeradores eólicos.
O principal objectivo deste trabalho consiste no estudo, simulação e implementação de um sistema de interface entre um gerador eólico de pequena potência e a rede eléctrica.
No estudo serão avaliadas as topologias e estratégias de controlo mais adequadas para o tipo de aplicação e gama de potência em vista.
Na implementação deverão ser tidos em conta requisitos como a simplicidade/baixo custo e possibilidade de ajuste do factor de potência.