Veículos autónomos é uma área da robótica em franco crescimento e eventos como o DARPA, a Critical Challenge entre outros começam a despoletar o interesse de dar autonomia a veículos automóveis utilitários em uso no dia a dia pelos cidadãos. Uma das tarefas mais importantes para um veículo que circula nas vias públicas, é a detecção e reconhecimento de sinais de trânsito, com alta fiabilidade mesmo em condições atmosféricas menos propícias. Alguns trabalhos já realizados nesta área que utilizam o processamento de imagem em tempo real, comprovam a possibilidade de alguns métodos e técnicas para a detecção e reconhecimento de sinais de trânsito, mas o sucesso e fiabilidade não são promissores para uma total confiança nestes sistemas já investigados. Pretende-se assim investigar outras possibilidades, métodos e técnicas, para aumentar essa fiabilidade, produzir melhores resultados e alargar o leque de condições de funcionamento deste sistema, explorando as condições de fraca visibilidade por chuva, nevoeiro, poeiras e visibilidade nocturna.
Os objectivos propostos são:
1 - Análise do funcionamento dos actuais sistemas já investigados e desenvolvidos
2 - Captura de uma grande variedade de vídeos em todas as condições possíveis, e no maior número possível de sinais de trânsito
3 - Desenvolvimento de uma ferramenta para serem testadas as técnicas e métodos variados sobre esses vídeos
4 - Desenvolvimento de técnicas e métodos em processamento de imagem em tempo real e testá-los nos vídeos obtidos
5 - Testar a eficiência do sistema na realidade dentro de uma viatura em circulação
6 - Comparação dos resultados obtidos com os resultados de outros métodos