O presente tema de dissertação enquadra-se na área da vigilância electrónica nomeadamente no desenvolvimento de uma plataforma capaz de detectar veículos numa sequência de imagens e com essa informação aferir acerca do estado do tráfego. Pretende-se que a mesma seja genérica e portável para outras aplicações.
Na presença de sequências de imagens, a abordagem aponta para a implementação de técnicas no domínio da subtracção de fundo. Esta, é na sua essência baseada na história recente dos comportamentos observados em cada pixel para descrever o seu valor presente.
Relativamente às técnica de subtracção de fundo é necessário estudar e identificar o conjunto de problemas que lhe está associado, os quais se agravam na situação para a qual a principal aplicação da plataforma desenvolvida se destina, ou seja, o funcionamento em ambiente outdoor.
Com particular interesse para a principal aplicação pretendida (detecção de veículos) a criação do modelo de fundo e objectos poderá ser problemática nas situações em que se encontram sempre presentes objectos de interesse. Como tal, o algoritmo deve possuir a capacidade de aprender esses modelos mesmo nas condições adversas referidas. Por último existe sempre o problema de os objectos de interesse apresentarem características semelhantes ao fundo modelado o que dificulta a sua detecção.
Assim, os principais objectivos são: uma elevada adaptabilidade (quer em termos da variação da luminosidade, quer para a alteração geométrica do fundo), a capacidade de descrever comportamentos complexos (como é o caso da árvore que se movimenta ao sabor do vento) e uma alta performance, objectivos que apontam para uma grande robustez.
Pretende-se desenvolver uma plataforma de software que permita obter soluções de baixo custo para aplicação em sensores de tráfego.
Pretende-se que a plataforma de SW seja aplicável em microcontroladores.
A plataforma deverá suportar os formatos de aquisição de imagem mais vulgares utilizados – FIREWIRE e USB.
A plataforma deverá permitir executar soluções de processamento de imagem (baseadas em algoritmos ou sequências de algoritmos), por forma a identificar acumulação de tráfego nas zonas onde for instalado.
PLANO DE TRABALHO
- Pesquisa bibliográfica e levantamento do estado-da-arte.
- Especificação do sistema de visão
- Desenvolvimento do módulo de segmentação de fundo:
- Extracção de características
- Interpretador
- Desenvolvimento do módulo de identificação das áreas de acumulação:
- Extracção de características
- Interpretador
- Testes e análise de resultados
- Escrita da dissertação