Introdução:
A concepção de uma instalação eléctrica deve ter como base vários factores, a segurança, economia, fiabilidade, flexibilidade de exploração e de utilização. Por outro lado a utilização da energia eléctrica pressupõe a garantia da segurança das pessoas e bens, conforto, qualidade do serviço e qualidade de execução.
A qualidade do serviço implica a continuidade de serviço, a adequação às necessidades dos utilizadores, a disponibilidade dos equipamentos e a qualidade dos materiais utilizados.
A concepção de uma instalação eléctrica deve ser conduzida de forma metódica, pesando continuamente os objectivos referidos, e tendo em atenção a economia de custos.
Uma instalação de utilização deverá ser concebida de forma a permitir desempenhar, com eficiência e em boas condições de segurança, os fins a que se destina.
Motivação:
Conhecimento e compreensão do enquadramento legal das instalações eléctricas de baixa tensão no sistema eléctrico Nacional.
Conhecimento dos princípios de funcionamento da aparelhagem eléctrica e desenvolvimento das capacidades de selecção do mesmo.
Aquisição de agilidade na análise e interpretação de esquemas eléctricos de instalações de baixa tensão
Demonstração de capacidade no dimensionamento de instalações eléctricas e demonstração de conhecimento de regras e regulamentos de segurança em vigor.
Dominar o Autocad enquanto ferramenta para a elaboração de peças desenhadas essencial para um projectista de instalações eléctricas, desenvolvendo assim aptidões técnico-profissionais.
Programa de Trabalhos
1 - Pesquisa Bibliográfica
A pesquisa bibliográfica, incidirá sobre diversos aspectos da legislação de instalações eléctricas, análise e dimensionamento e processo de selecção da aparelhagem eléctrica.
2 - Elaboração Peças desenhadas
As peças desenhadas do projecto deverão compreender, nomeadamente, planta geral dos recintos servidos pelas instalações eléctricas, contendo os elementos de referência e orientação necessários à fácil localização das instalações a que se refere o projecto.
Plantas em escala conveniente, com o traçado e constituição das canalizações e com a indicação dos elementos indispensáveis à conveniente apreciação do seu dimensionamento.
Alçados, cortes ou desenhos, complementares das plantas referidas na alínea anterior, com o pormenor suficiente para o perfeito conhecimento das instalações projectadas.
Esquema eléctrico dos quadros, com a indicação das características dos aparelhos e restante equipamento, bem como indicação das secções, número de condutores, dimensões e características dos tubos ou condutas e localização das protecções contra sobreintensidades.
3 - Caso de Estudo
Será efectuado um caso de estudo baseado numa situação real, Lar de Idosos. Este caso de estudo inclui numa primeira fase a análise das peças desenhadas de arquitectura. Com base nesta análise será efectuado um estudo para elaboração de um projecto de instalações eléctricas cumprindo toda a legislação em vigor. Serão elaboradas, memórias descritivas com referências a toda a legislação e mapa de quantidades e orçamento de referência.
4 - Elaboração da dissertação
Cronograma Trabalho
Tarefa 1: 1 mês
Tarefa 2: 2 meses
Tarefa 3: 2 meses
Tarefa 4: 1 mês
Bibliografia