Normalmente, a informação sobre os serviços que são oferecidos por um hotel e respectivas condições encontra-se espalhada por flyers e/ou é “debitada” pelo recepcionista aquando do registo. Por isso, frequentemente o cliente desconhece todos os serviços disponíveis. Por outro lado, também acontece que um cliente só tenha a percepção do que consumiu e serviços que utilizou, quando recebe a factura na hora que faz o “checkout”. Por estes e outros motivos, este projecto visa automatizar, centralizar, e facilitar o acesso aos serviços e informações disponíveis para um cliente quando este está alojado num quarto de hotel.
A solução a implementar passa pelo desenvolvimento e integração de uma consola táctil, que comunica via wireless com um servidor baseado em PC. O sistema permitirá que o cliente possa interagir mais e melhor com o hotel e vice-versa, e ao mesmo tempo que possa ter acesso a mais informação durante a sua estadia.
Objectivos:
- Permitir o acesso a toda a informação do cliente no quarto de hotel.
- Permitir encomendar produtos e serviços a partir do quarto de hotel.
- Substituir o telefone pelo sistema embebido.
- Desenvolvimento de aplicação central para PC para gerir a informação dos quartos.
- Interacção com diversos sensores e outros tipos de equipamentos dentro do quarto.
Tarefas:
- Escolher e testar uma biblioteca de software gráfico a utilizar no sistema embutido (NGW100)
- Estudar e testar comunicação Z-Wave
- Definição de um protocolo de nível de aplicação para troca de dados com o servidor para recepção das informações sobre os serviços
- Implementar comunicação IP com o servidor
- Desenvolvimento de interface web com base de dados para registar e listar pedidos
- Desenvolvimento da aplicação principal no sistema embutido, que integra o interface de utilizador, comunicação Z-wave e IP
- Testes do protótipo
Palavras chave:
Domótica, sistemas embutidos, interacção humano-computador, serviços de quarto de hotel