Este trabalho integra-se no projecto BIOSWIM, financiado pela FCT, em que está a ser desenvolvido um fato de natação integrando sensores que permitem a medição de diversos sinais relacionados com as funções vitais, movimento, parâmetros desportivos, etc.
No trabalho proposto pretende-se conceber um sistema de recolha de dados/sinais analógicos dentro de um fato de natação, que proceda ao condiconamento, aquisição e transmissão dos dados para um controlador central e/ou uma estação de processamento remota. Deverá ainda ser integrado nesta rede a alimentação eléctrica para os sensores e outros elementos. Trata-se de um desafio extremamente aliciante, uma vez que se tem interligar sensores de natureza distinta e propor uma solução capaz de funcionar de modo autónomo durante um período de tempo e num ambiente complexo para equipamentos electrónicos.
O trabalho começará por uma análise e revisão profunda do trabalho já realizado por outros investigadores, concretamente considerando o tipo de sensores a utilizar, energia consumida, forma de os integrar no fato e sua interligação ao sistema de aquisição. Será igualmente realizada uma revisão bibliográfica acerca de redes de comunicação sem fios e com fios para utilização em vestuário, incluindo o estudo de trabalhos realizados sobre BAN-Body Area Networks. Finalmente, será concebido, montado e testado um protótipo. O protótipo começará pelo desenvolvimento e miniaturização das funções mais básicas do sistema, ou seja, condicionamento e aquisição de sinal e alimentação eléctrica, para posteriormente integrar esse hardware com módulos de comunicação baseados em Zigbee. Este trabalho resultará em módulos genéricos multifuncionais para implementação de sensores sem fios.
Como demonstração, será desenvolvido de raíz o condcionamento de sinal para um sistema de medição de temperatura, a ser utilizado para a medição da temperatura timpânica do nadador.
Deste trabalho faz parte o desenvolvimento dos módulos na sua forma final em PCB.
Âmbito: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica Industrial
Tarefas:
- Análise de trabalho anterior e pesquisa de informação acerca do estado da arte
- Pesquisa de mercado e encomenda de equipamento necessário para a implementação dos sistemas de condicionamento, aquisição e da comunicação entre sensores ;
- Ligação e teste de sensores individuais, programação de microcontroladores para aquisição digital do sinal e posterior ligação ao sistema central de processamento através do método de transmissão de dados proposto e baseado em software desenvolvido em trabalhos paralelos ;
- Análise e discussão dos resultados obtidos;
- Redacção do relatório.
Duração: De acordo com os pressupostos definidos no Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores.
Orientação: João Monteiro (DEI), Helder Carvalho/André Catarino (DET).