O corpo humano é uma máquina natural, que devido a malformações ou acidentes, pode ficar incompleta. Para ultrapassar essas deficiência são utilizadas próteses. Estas advêm de amputações, que podem ser causadas por acidentes, tumores ou má formação congénita. A história protésica remete os seus utilizadores para próteses simples e básicas, que pouco ou nada ajudando na vida do dia a dia, contudo esse tipo de próteses tende a ser ultrapassada pela cyber-tecnologia, que aliada ao corpo humano através de partes electrónicas.
Motivação e Enquadramento
Os equipamentos médicos hospitalares actuais são automáticos e a sua interacção com os computadores e respectivas bases de dados é efectuada de uma forma totalmente transparente.
Esta dissertação enquadra-se num projecto, que incide sobre o corpo humano e os seus limites no índice protésico. O projecto terá como finalidade a implementação de hardware e software para aquisição e processamento de dados enviados pelos sensores colocados numa prótese, através de um meio sem fios e a visualização gráfica da informação retirada dos sensores. Todo este processo de comunicação será elaborado sem haver contacto directo, usando o protocolo ZigBee. O projecto engloba as seguintes etapas:
1. Levantamento do estado da arte na transmissão sem fios.
2. Estudo das técnicas de modulação de sinal. Pesquisa sobre o estado da arte das diferentes técnicas de modulação.
3. Estudo sobre detecção de erros e suas eventuais correcções.
4. Escolha e elaboração de estratégia a utilizar para a implementação desta aplicação.
5. Implementação da comunicação entre o sensor e o PC para a transferência de dados a serem processados.
6. Desenvolvimento de um interface gráfico em Microsoft Visual Basic para listagem das grandezas referentes a cada sensor.
7. Escrita da dissertação.
O objectivo global do projecto em que este trabalho se insere consiste no registo do comportamento de próteses existentes, usando para esse efeito sensores flexíveis piezoeléctricos e piezorresistivos. No âmbito desta dissertação, será implementado a aquisição de dados dos sensores e a sua transmissão sem fios via ZiggBee, sendo este um sistema autónomo e portátil em que a componente analógica constará da leitura de sensores piezoeléctricos e piezorresistivos, e sua conversão para digital. A conversão é efectuada pelo microcontrolador, que também procede ao envio dos dados digitais através de um módulo de transmissão ZigBee. O comportamento dos sensores será monitorizado num computador, com sistema operativo Windows Vista e um software desenvolvido em Microsoft Visual Basic.
Bibliografia