A robótica de auxílio e de serviços domésticos está em franco crescimento, e como exemplo disso, a empresa iRobot já possui diversos robôs domésticos tais como o Roomba (aspirador), o Verro (limpar o fundo das piscinas sem as esvaziar), o Scooba (lavar chão), entre outros, que permitem desempenhar estas únicas tarefas para o qual foram concebidos. Estes robôs não possuem visão e tem como objectivo prestar uma assistência pré-programada e não interactiva, isto é, apenas se baseia na programação seleccionada pelo utilizador e nos sensores incorporados, não interagindo com o ser humano no desempenho da sua função nem com o meio que o envolve a não ser para desempenhar a sua tarefa. Para esse fim, a RoboCup criou em 2006 uma nova liga de competição robótica (RoboCup@Home), com a finalidade de promover a competição de robôs que prestem serviços em casa, robôs esses que interajam com pessoas, façam múltiplas tarefas e se desviem de obstáculos. Pretende-se assim o desenvolvimento de um robô capaz de desempenhar tarefas básicas em casa, de uma forma interactiva, e com localização baseada em visão, utilizando uma plataforma omnidireccional existente. Pretende-se que o aluno participe no desenho e construção do robô, na definição das partes mecânicas e electrónicas, mas onde o focus do seu trabalho seja patente na visão por computador, afim de gerar o código e algoritmos necessários para guiar e posicionar o robô dentro de casa, bem como para o seguimento de pessoas.
Os objectivos propostos são:
1 - Participação no desenho e construção das partes mecânicas/electrónicas do corpo do robô
2 - Especificação do sistema de visão e desenvolvimento de algoritmos de visão para a localização do robô
3 - Desenvolvimento de algoritmos de visão para efectuar a prova de seguimento de pessoas do RoboCup@Home
4 - Desenvolvimento de um interface simples para operar com os algoritmos desenvolvidos