Com este estudo pretendemos averiguar se a introdução de um sistema de robótica poderá ter benefícios no processo de intervenção terapêutica em populações com características específicas, particularmente com dificuldades de relacionamento interpessoal.
Visa-se criar um recurso terapêutico promotor do aumento das competências de interacção/socialização e mais especificamente desenvolver as competências de "turn taking" (pegar e dar a vez) e atenção partilhada/conjunta.
Dadas as características específicas dos utentes da appacdm-braga torna-se, por vezes, complexo observar evoluções em determinados parâmetros do desenvolvimento. Considera-se, assim, pertinente averiguar se o sistema robótico surge como um possível recurso facilitador do processo terapêutico, dadas as características inerentes ao Robot (movimento, luz, musica...) que podem surgir como factores motivacionais.
Ao longo de 6 meses um terapeuta vai desenvolver um "jogo" entre dois participantes. Na primeira fase o terapeuta apresenta o robot aos dois participantes permitindo que eles o observem. Numa segunda fase o terapeuta modela/demonstra a realização da actividade. Numa terceira fase os dois participantes são induzidos a iniciar o jogo.
Indicadores de execução: 1 relatório e 1 artigo (conferência e revista).
Plano de trabalhos:
1) Implementar do sistema de controlo do robô em C.
2) Implementação dos comportamentos do robô