Neste projecto foca-se a locomoção de um cão AIBO da Sony. Esta locomoção será orientada por um câmara que o próprio AIBO possui. Assim, o robô deve locomover-se mas deve colocar as patas em certas localizações adquiridas pelo sistema de visão (por exemplo quando detecta uma mancha vermelha).
Neste projecto, um sistema de controlo deverá ser capaz de: - adaptar a sua locomoção a propriedades do corpo que variam no tempo (px. equilíbrio); e ajustar em tempo real a localização das patas do robô de acordo com a informação visual. Para tal, utilizam-se algoritmos de inspiração biológica já validados e implementados.
Este projecto será desenvolvido no simulador de robótica Webots e posteriormente testado num dos robôs AIBO disponíveis.
Indicadores de execução: 1 relatório e 1 artigo (conferência e revista).
Plano de trabalhos:
1) Desenhar o mundo webots, recorrendo ao modelo do AIBO já desenvolvido.
2) Implementar um sistema de controlo (já desenvolvido) bio-inspirado em C.
3) Efectuar testes e análise de resultados.