Este projecto consiste em criar um robô de aparafusamento Scara Automático de três peças de um auto rádio para a empresa Blaukpunt com uma rede AS-Interface.
Motivação e enquadramento
Uma abordagem à indústria torna-se necessária para enfrentar o mundo do trabalho. O sentir desta necessidade ao longo do plano de estudos motivou este projecto numa empresa da área.
Em parceria com a ITEC, empresa na área da automação e robótica, e com um dos seus clientes, a Blaukpunt, vai se desenvolver um robô de aparafusamento automático.
O aparafusamento é um dos processos mais utilizados na indústria, principalmente a automóvel. Os aspectos fulcrais desse processo são a redução dos tempos de manufactura, automatização dos processos e economia de recursos humanos. Com este projecto pretende-se aparafusar três peças com vista a optimizar esse objectivo. A rapidez de execução e fiabilidade são pontos preponderantes no meio que nos inserimos. São aspectos que serão abordados.
O equipamento terá que ser autónomo, com uma programação em Visual Basic e controlado por um computador.
No momento, outros robôs com a mesma aplicação funcionam na fábrica mas só aparafusam uma peça de cada vez e têm uma quantidade de cabos enorme que ligam todos os sensores e actuadores ao controlo principal. Um dos aspectos inovadores deste projecto é a simplificação desse ponto. Com um sistema AS-Interface, todos esses dispositivos são ligados em rede com dois cabos! Um deles sendo a alimentação.
A mecânica inerente a este processo é também muito importante pois o seu afinamento vai ditar o melhor desempenho de todo o equipamento.
O principal objectivo deste projecto é a criação de um robô de aparafusamento de peças.
Com um robô Scara da Janome é pretendido aparafusar três peças com vista a minimizar e aproveitar todo o tempo disponível.
Efectuar uma simplificação das ligações e comunicação entre sensores, actuadores e computador através de um sistema de rede ASi. Elaborar uma programação muito cuidadosa e minuciosa para que o desempenho físico e temporal seja máximo e sem erros.
O interface tem que ser de simples compreensão pois será utilizado por operadoras não qualificadas. Outro interface para manutenção e gestão de programas terá de ser criado para a manutenção da empresa poder manusear e gerir todo o equipamento.
Motivação e enquadramento