Enquadramento:
Este trabalho de dissertação esta inserido num projecto de investigação desenvolvido em conjunto pelos departamentos de electrónica industrial e de produção e sistemas da Universidade do Minho.
Uma das novidades que veio com a implementação do processo de Bolonha, consiste em fazer com que o aluno aprenda por si próprio. Desta maneira é importante fornecer ao aluno ferramentas e meios para que possa atingir os objectivos que lhe são propostos.
Assim torna-se importante a disponibilização de um laboratório virtual para o ensino de controlo em engenharia, num ambiente web para uso pedagógico.
Este trabalho tem como objectivo, projectar, desenvolver e implementar um laboratório virtual de simulação e modelização de problemas de engenharia de controlo, para apoio à aprendizagem do aluno. O laboratório virtual deve permitir ao utilizador, escolher o problema de controlo a resolver e o tipo de controlo a implementar. Devido ao facto dos sistemas de controlo serem descritos por equações diferenciais, o laboratório deve incorporar e permitir testar vários métodos numéricos na resolução das equações correspondentes aos sistemas. Os problemas de controlo e os métodos numéricos disponibilizados, têm de estar completamente definidos, descritos e fundamentados teoricamente.
O laboratório virtual irá permitir ao aluno testar os conhecimentos adquiridos durante a aprendizagem, de forma a auto avaliar-se e a identificar possíveis dificuldades.