Boccia é um jogo de precisão que se tornou um desporto para paralímpicos em 1984. Pode ser jogado individualmente ou em equipa. É jogado com uma bola branca, chamada de jack, junto com seis bolas azuis e seis bolas vermelhas. A equipa que colocar a bola mais próxima do jack ganha um ponto por cada bola colocado a uma distância menor do jack que a bola do oponente mais próximo do jack. Após todos os seis parciais serem jogados, os pontos de cada parcial são somados e a equipa que terminar com o maior número de pontos é declarado vencedor.[1]
Interface Gráfica refere-se à interação homem-computador através de um ecrã. Considera programar a exibição, projetar como as coisas aparecem no quadro e as cores empregadas, com o objetivo de facilitar a usabilidade e a experiência do utilizador. Para entender esse conceito, é crucial que a interface do utilizador seja agradável e que o seu conteúdo seja facilmente reconhecido e intuitivo.
Ao conhecimento do autor, não existe estudos referenciando o jogo Boccia em situações de jogo em tempo real com a ajuda de uma interface. Essa assistência pode ser encontrada nos simuladores de Boccia e também em outros desportos, como Curling e Bilhar.
Por exemplo, Shih[2] usa um sistema de bilhar que ajuda o jogador com uma interface visual de guia para ensiná-lo a realizar uma tacada mais confiável usando uma câmera para capturar a imagem e exibir no computador. Os resultados do estudo indicam que todos os jogadores beneficiaram do guia visual, destacando a importância de mostrar ao jogador sugestões sobre qual deve ser a próxima tacada.
Considerando desportos semelhantes ao Boccia, olhando para o modo como é jogado, o Curling possui vários simuladores. O simulador de curling apresentado em [3] foi desenvolvido para ser usado como uma ferramenta de treino para aumentar o nível de habilidade dos jogadores em situações reais, sendo uma interface muito robusta e pode ser jogado num touchpad. Mori e Ito[4] apresentam um sistema que ajuda os jogadores de Curling a aprender estratégias diferentes com o auxílio de técnicas de Inteligência Artificial. Considera as informações da coordenação das pedras, pedras restantes e a pontuação. Alguns dos problemas com essa interface foi a dificuldade do uso e possuía muito informação confusa.
No geral, uma interface útil pode oferecer uma compreensão melhor do jogo, aumentando o nível de habilidade e satisfação, considerando que não é muito complexa.
Os objetivos principais desta dissertação são:
Desenvolver um sistema capaz de seguir as regras do Boccia;
Criar uma interface que permita uma interação mais fácil com jogadores idosos e profissionais do Boccia.