A mobilidade elétrica está cada vez mais presente no nosso quotidiano principalmente em veículos elétricos (VEs), representando um fator importante para a evolução de um paradigma recente designado por smart grids (SGs). Neste conceito, fontes de energia renováveis, smart homes (SHs) e VEs estão sempre em comunicação com a rede elétrica, permitindo uma melhor gestão e eficiência da energia elétrica. Afim de se poder efetuar o carregamento de baterias a nível residencial, surgem novas oportunidades de operação para os VEs, apresentando mais vantagens para as SHs.
Neste sentido, com esta dissertação pretende-se contribuir para o desenvolvimento de um equipamento que visa a integração de um VE e de painéis fotovoltaicos com a rede elétrica para integração numa SH. Uma das principais contribuições desta dissertação, é o facto de este equipamento recorrer ao uso de apenas um conversor de potência CA‑CC que faz interface com a rede elétrica e de dois conversores de potência CC‑CC que fazem interface com o VE e com os painéis fotovoltaicos. A solução tradicional necessita de dois conversores CA-CC, não permitindo o carregamento de baterias diretamente dos PVs Assim, este equipamento permitirá sete modos de operação: carregamento das baterias; devolução da energia do VE para a rede elétrica ; injetar energia das fontes renováveis para a rede elétrica ;utilizar a energia das fontes renováveis diretamente para a SH; utilizar a energia das renováveis para carregar o VE (renewables-to-vehicle, R2V); operação como filtro ativo paralelo monofásico (FAP); operação do VE como fonte de tensão (uninterruptible power supply, UPS). Estes modos permitem adaptabilidade do equipamento face a várias situações distintas numa SH e até mesmo funcionando alguns deles em simultâneo. Como o desenvolvimento do referido equipamento é bastante abrangente, o mesmo será elaborado no âmbito de duas dissertações, sendo que nesta irá ser desenvolvido o conversor CC‑CC bidirecional que realiza a interface com o VE e parte do conversor CA‑CC, assim como o respetivo sistema de controlo.