O avanço cientifico e tecnológico que temos vindo a assistir nas últimas décadas, surge como forma de suprimir as necessidades cada vez mais exigentes dos consumidores das sociedades modernas. Na indústria automóvel, considerada uma das mais importantes e lucrativas, torna-se necessário que esta se adapte para colmatar as suas exigências, moldando-se e progredindo com base no conhecimento atual.
Neste contexto, o automóvel deixa de ser apenas um mero meio de transporte com interfaces simples e básicas, e valoriza-se cada vez mais a inclusão de novos e inovadores componentes HMI (Human-Machine Interfaces) [1]. Apesar destes componentes apresentarem algumas vantagens, existem situações graves do qual estima-se que, todos os anos, perto de 45 mil pessoas morrem e cerca de 1.5 milhões ficam feridas em acidentes rodoviários na Europa, sendo a principal causa a distração dos condutores [2]. Uma das abordagens que visa mitigar este problema é o desenvolvimento de sistemas HMI adaptativos, que apresentam a capacidade de se moldarem perante um conjunto de condições ao qual o automóvel se encontra sujeito (e.g. estrada, condutor e veículo) [3].
É nesta conjuntura que surge esta dissertação, inserindo-se no projeto P689: "Cockpit of the Future: HMI Concepts and Functions", em colaboração com a Universidade do Minho e a empresa Bosch Car Multimedia Portugal [4]. Este projeto tem como foco principal o desenvolvimento de sistemas HMI avançados para o carro do futuro que permitam colmatar os problemas descritos anteriormente.
O objetivo principal desta dissertação passa pela conceção e desenvolvimento de um sistema responsável por centralizar a interação do condutor com o automóvel. Este será responsável por disponibilizar um conjunto de serviços e funcionalidades: (i) personalização pelo condutor do sistema HMI do seu cockpit; (ii) adaptação do sistema HMI face a um conjunto de fatores internos e externos em relação ao veículo (e.g. condições da estrada e condutor); (iii) gestão de diferentes fontes de interação entre o condutor e o sistema - multimodalidade (e.g. sensores de gestos, superfícies de toque, dispositivos pessoais, entre outros); (iv) sincronização com dispositivos pessoais (e.g. smartphone e smartwatch)
Deste modo, pretende-se contribuir, com o desenvolvimento deste sistema, para a conceção do cockpit do futuro nos automóveis que, consequentemente, colmate as necessidades de consumidores cada vez mais exigentes.
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