Atualmente, os smartphones estão a mudar a forma como as pessoas interagem entre si e com o mundo, devido a sua grande utilidade e inúmeras funcionalidades disponibilizadas pelas plataformas móveis , como por exemplo, GPS, câmera, sensores, música, internet, entre outras funcionalidades. A popularidade crescente destes dispositivos tem vindo a incentivar uma maior aposta das indústrias de software no desenvolvimento de aplicações móveis e também tem ganho cada vez mais adeptos, formando-se grandes comunidades de partilha de ideias. No entanto, existe ainda um grande entrave no mercado de desenvolvimento de aplicações móveis, devido ao facto de estarem fragmentadas em várias plataformas / sistemas operativos (Android, iOS, , Symbian, Windows Moblie, Blackberry), face as suas características nativas, bibliotecas e licenças. A competição entre as empresas que são detentoras destas plataformas é cada vez mais intensa, bem como o desenvolvimento de aplicações. Algumas destas empresas que desenvolvem plataformas móveis, como a Blackberry, Symbian falharam a sua abordagem ao mercado, porque o público não aderiu aos seus produtos, em contrapartida a Google (detentora do Android) e a Apple ( iOS ) ganharam esta "guerra" perante as outras concorrentes, apresentando ideias inovadores e de qualidade elevada. Desenvolver aplicações móveis de alta performance neste mercado é de facto um grande desafio (Rahul Raj, 2012); (Palmieri, Singh & Cicchetti, 2012); (Dalmaso, Datta, Bonnet, Nikaein, & Antipolis, 2013).
Esta diversificação de plataformas móveis exige dos programadores um maior esforço no desenvolvimento das aplicações, por terem arquitecturas e suporte de desenvolvimento de aplicações nativas para cada plataforma.
Para que houvesse portabilidade para as várias plataformas, e abrangesse em grande escala os consumidores, surgiu o "desafio" para desenvolver uma aplicação para todas as plataformas mantendo o mesmo código. Daí, a aposta nas Ferramentas de Desenvolvimento Multiplataforma, que veio permitir o desenvolvimento de aplicações, bem como a sua interface com utilizador (HTML, CS, JavaScript), e depois gerar aplicações para as diferentes plataformas ao mesmo tempo. (Rahul Raj, 2012); (Palmieri er al., 2012); (Dalmasso et al., 2013).
- Reconhecimento da pessoa através do telemóvel
- Adaptar o carro ao perfil da pessoa
- Tornar o smartphone como hotspot sem fios ao carro
- Fornecer o Voice Control do telemóvel ao carro
- Melhorar a qualidade de condução e segurança do carro