Hoje em dia no ensino, o uso de componentes auxiliares (como projetores e computadores) tem-se tornado essencial, não só para facilitar o processo de ensino aos professores, como também para facilitar trabalho aos estudantes.
Com o tempo tornou-se comum os professores e estudantes usarem computadores e projetores para as suas apresentações, visto que computadores portáteis são cada vez mais comuns no ensino [22] e pelo fato de que é mais simples colocar as apresentações utilizadas por professores em repositórios, sendo depois só necessário fazer download para visualizar. Outro fator que se tornou comum na vida das pessoas é a utilização de telemóveis, com os modelos mais recentes (Smartphones) a serem capazes de executar cada vez um maior leque de funções, desde as obrigatórias (como fazer chamadas e mandar mensagens) a novas funções que antigamente eram só encontradas em computadores (como edição de documentos e imagens). [25] Com esta evolução foi possível criar diversas aplicações para os Smartpho-
nes, desde jogos a programas utilizados em locais de trabalho, permitindo assim o uso do Smartphone em vez de um computador portátil.
Com a “modernização” do ensino é possível trocar o computador pelo Smartphone quando é preciso fazer apresentações, visto que hoje em dia são dispositivos comuns, deixando assim de ser necessário carregar um computador atrás quando um Smartphone é capaz de fazer o mesmo.
No entanto, existe um fator impeditivo, nomeadamente o facto de que os projetores encontrados em locais comuns onde se fazem apresentações, não possuem forma de estabelecer conexão com o Smartphone, sendo assim requerido o uso de um sistema embebido auxiliar. Esta dissertação pretende implementar uma aplicação para Smartphone capaz de estabelecer conexão com o componente auxiliar (sistema embebido), enviando comandos que
refletem as ações do utilizador para manipular uma apresentação, e um programa que é colocado no sistema embebido e fará o download do ficheiro necessário para a apresentação. Será também responsável por receber os comandos e executar-los, projetando assim o que o utilizador deseja, guardando os ficheiros num repositório, sendo possível para o utilizador
não só projetar documentos e manipular a apresentação, como colocar anotações neles que são gravadas e atualizadas no repositório.
Esta dissertação tem como objetivo a manipulação tanto de projetores, como de apresentações através de um telemóvel Android. Para atingir esse objetivo é necessário a utilização de um sistema embebido auxiliar que será ligado ao projetor, servindo assim de intermediário entre o projetor e um telemóvel que servirá de “comando” para o utilizador. Nesse contexto é possível dividir os objetivos em duas aplicações distintas: (i) a aplicação telemóvel e (ii) o
software que irá ser executado no sistema embebido.
O objetivo da aplicação telemóvel é permitir ao utilizador as funcionalidades que normalmente encontra em apresentações (avançar, retroceder, etc) e os mesmos comandos que controlam projetores (apontadores laser, resoluções diferentes, etc), sendo posteriormente possível adicionar mais funcionalidades (como edição de texto), sendo necessário ter em conta a necessidade de comunicar com o repositório, fazendo download e upload de ficheiros para o mesmo.
No caso do software que vai ser executado no sistema embebido, é necessário ter a certeza que este recebe os comandos do telemóvel e os executa de forma eficiente, de forma a manipular o projetor de acordo com o comando. É também necessário garantir a conexão ao repositório pois para mostrar uma apresentação primeiro é necessário efetuar o download e do ficheiro pretendido.