Todos os indivíduos, organizações ou governos utilizam Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) diariamente, podendo assim dizer que atualmente somos dependentes destas tecnologias para trabalhar e estabelecer os mais diversos tipos de relações e com o avançar dos paradigmas da Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) a autenticação entre dispositivos será uma necessidade. A utilização deste tipo de tecnologias deve ter como premissa a utilização de técnicas de segurança que não permitam o comprometimento de uma organização, sendo que a criptografia associada a um sistema IAM (Identity and Acces Management) assumirá um papel de destaque neste campo. São enormes as vantagens que o TIC proporciona a nível de eficiência, agilidade e produtividade, mas este pode também trazer alguns dissabores caso não sejam tomadas as devidas precauções e medidas de segurança.
É neste sentido que tem surgido a necessidade por parte das empresas de investirem em soluções de controlo de acesso que permitam melhorar a eficiência, a segurança e a rapidez dos processos de controlo de acessos. Mas como medir que realmente a eficiência e a rapidez é aumentada? Como saber se é vantajoso investir numa determinada solução? A resposta a estas perguntas aparece com o desenvolvimento e utilização de métricas bem construídas.
Usando a metodologia Design Science Research e tendo como caso de estudo o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia | Espinho, pretende-se realizar a análise do sistema, estudar quais as metas e os objetivos principais que se pretende que sejam atingidos e assim, desenvolver um modelo de métricas que seja eficaz para avaliar a eficiência do sistema.
A importância do desenvolvimento do modelo de métricas é relevante mas a questão que se pretende levantar e responder de forma clara é se, através da elaboração e posterior análise do modelo, é possível perceber concretamente a importância de uma solução de controlo de acesso que englobe tecnologias multidimensionais, como é o caso de soluções IAM. A resposta encontrada pode demonstrar o retorno que pode advir da implementação deste tipo de soluções, quer para hospitais, que é o caso de estudo em questão, como para qualquer outro tipo de organização.
Pretende-se ainda, demonstrar todas as etapas e estratégias para a elaboração de um modelo de métricas, neste caso para um ambiente específico, mas que pode ser replicado noutros ambientes empresariais.