Descrição:
Numa época em que tanto se fala de alterações climáticas, preocupações energéticas, as energias renováveis têm ainda um grande potencial por explorar. Uma dessas energias é a energia solar fotovoltaica.
Porém o rendimento de aproveitamento desta fonte de energia ainda é muito baixo e um dos objectivos é a sua optimização tornando-a mais eficiente ou reduzindo os seus custos de produção, para que se torne mais acessível e generalizada.
No mercado existem várias tecnologias de células fotovoltaicas, sendo umas mais eficientes do que outras, assim como existem diversas soluções para se optimizar a captação da radiação solar. Há painéis fotovoltaicos fixos enquanto que outros são orientáveis, de um ou dois eixos. Estes últimos têm por objectivo seguir o sol de forma a aproveitar o máximo de radiação solar. Alguns fabricantes apontam que o rendimento de um painel solar fotovoltaico com seguidor solar pode ter um rendimento de cerca de 30% a 40% [1-2] superior a um painel solar fotovoltaico fixo. Contudo existe um custo/benefício entre o investimento que se vai fazer num painel orientável e o aumento do seu rendimento.
Este trabalho tem por objectivo escolher, adquirir, instrumentar, montar e testar painéis fotovoltaicos, de modo a fazer um estudo comparativo do rendimento entre um painel solar fotovoltaico fixo e um orientável, verificando se é ou não vantajoso adquirir um painel em prol de outro.
Este projecto pretende ser implementado na Escola Profissional CIOR.
Depois de feito o estudo, estes painéis serão utilizados como kits didácticos sendo aproveitados para divulgação da escola assim como para os cursos de Energias Renováveis, Electrónica Automação e Comando e Instalações Eléctricas da Escola Profissional CIOR.
Etapas do trabalho:
1. Pesquisas sobre o estado da arte: (2 meses)
2. Escolha dos painéis solares fotovoltaicos, seguidor solar, sistema de aquisição de dados; (1 mês)
3. Montagem dos painéis solares fotovoltaicos e do sistema de aquisição de dados; (1 mês)
4. Ensaio dos painéis solares fotovoltaicos: (6 meses)
5. Análise, validação, comparação e conclusões dos dados obtidos; (2 meses)
6. Criação de uma página Web para os alunos dos cursos da Área de Electricidade, Electrónica e Energias Renováveis; (1 mês)
7. Escrita da tese. (2 meses)
Cronograma
Tarefa 1 - 1 mês
Tarefa 2 - 1 mês (Em paralelo com a tarefa 1)
Tarefa 3 - 1 mês
Tarefa 4 - 6 meses
Tarefa 5 - 2 meses
Tarefa 6 - 1 mês (Em paralelo com as outras tarefas)
Tarefa 7 - 2 meses (Em paralelo com as outras tarefas)
Referências
[1] State-of-the-art solar trackers for photovoltaic solar plants - Design, manufacture and distribution - Mecasolar; http://www.mecasolar.com/, consultado em 1 de Outubro de 2010.
[2] Grupo Eco Power; http://www.ecopower.pt/, consultado em 1 de Outubro de 2010.